Cursos e palestras literárias gratuitas em SP


Atividades culturais serão entre agosto e setembro com destaque para o curso “Como os gregos organizaram e interpretaram seus mitos?”

Conhecida pela intensa programação de atividades culturais, a Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, oferece uma série de cursos e palestras literárias gratuitas nos meses de agosto e setembro. O destaque é o curso Como os gregos organizaram e interpretaram seus mitos?, ministrado por Marcos Martinho. A proposta apresenta os autores clássicos como Apolodoro, Higino, entre outros.
Serão apresentados os critérios pelos quais os gregos organizaram o conjunto das narrativas míticas. 
O evento será às quartas-feiras, entre os dias 2 e 20 de agosto, às 19h00.

Outro destaque é o curso Estrangeiros na Legião – Poéticas da Contracultura, ministrado por Fabiano Calixto. O curso abordará as poéticas da contracultura que enfrentam o status quo artístico, político e existencial. Serão analisados autores como Roberto Piva, Paulo Leminski, Leila MíccolisChacal. O curso será aos sábados, entre os dias 2 e 30 de setembro, às 15h00. As inscrições deverão ser feitas na recepção da Casa das Rosas.
É necessário confirmar a inscrição frequentando a primeira aula de cada curso. Serão fornecidos certificados digitais. Confira a programação completa:

♥ Curso Como os gregos organizaram e interpretaram seus mitos?
Por Marcos Martinho
Quartas-feiras – 2, 9, 16, 23 e 30 de agosto – às 19h00
A proposta do curso é apresentar os autores ancestrais do que hoje chamamos “manuais de mitologia” – isto é, Apolodoro, Higino, entre outros. E os antecedentes das linhas modernas de interpretação dos mitos gregos: naturalista, psicológica, racionalista. Serão apresentados os critérios pelos quais os gregos organizaram o conjunto das narrativas míticas, assim como as formas pelos quais interpretaram seus mitos, como a alegoria, o símbolo ou a refutação da narração.

♥ Palestra Gregório de Matos
Por Marcelo Tápia
Terça-feira – 22 de agosto – às 19h00
A palestra irá refletir sobre a obra e poética de Gregório de Matos, expoente de uma literatura barroca no período colonial – marco de inovação poética na literatura brasileira.

♥ Curso Estrangeiros na legião – Poéticas da Contracultura
Por Fabiano Calixto
Sábados – 2, 9, 16, 23 e 30 de setembro – às 15h00
O curso reflete sobre as contrapoéticas no campo literário do século XX. Em tempos de resistência política, estas são poéticas que, como vírus, transformaram o ambiente e enfrentaram o status quo não só artístico, mas político e existencial. Serão apresentados autores como Roberto Piva, Torquato Neto, Waly Salomão, Orlando Parolini, Paulo Leminski, Leila Míccolis, Chacal, entre outros poetas cuja importância vem se delineando em nosso tempo e cujo valor essencial é a transgressão.

♥ Curso Réquiem e utopia: Diálogos entre literatura e modernidade
Por Flávio Vasoller
Terças-feiras – 05, 12, 19 e 26 de setembro e 3, 10, 17 e 24 de outubro – às 19h00
O curso analisa os entrelaçamentos entre a modernidade, que surgiu na Revolução Industrial, no início do século XIX e do espírito utópico da Revolução Francesa, no fim do século XVIII. Ele aborda conceitos entre liberdade e desigualdade, emancipação e totalitarismo, revolução e reação, réquiem e utopia, em diálogo com obras de Fiódor Dostoiévski e Machado de Assis, Lima Barreto e Graciliano Ramos, Franz Kafka e Samuel Beckett, Primo Levi e Svetlana Alexievitch, Adam Czerniakow e Jonathan Littell.

♥ Curso Desejo e Cintilância: pensar alturas, vãos e funduras com Hilda Hilst
Por Geruza Zelnys
Quartas-feiras – 6, 13, 20 e 27 de setembro – às 19h00
A proposta dos encontros é conversar com a obra de Hilda Hilst, promovendo um contato mais rente a esse corpus desejante e suas intensidades poéticas. Alturas, vãos e funduras – espaços de invocação, ruído, vazio, cintilância e desejo – serão acessados por meio de leituras, análises e trocas subjetivas que pretendem provocar inquietudes e estilhaçar, ainda mais, nossas próprias medidas.

Casa das Rosas
A Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta, na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo – Avenida Paulista – o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais, entre outros.


Sobre a Poeisis

A instituição tem por objetivo o desenvolvimento sociocultural e educacional, com ênfase na preservação e difusão da cultura, desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para o complemento da formação de estudantes e público em geral. A POIESIS trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da
língua e da literatura.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.