Férias em SP: Casa das Rosas oferece cursos e oficinas de literatura para jovens e adultos

terça-feira, junho 27, 2017

Durante o mês de férias a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, preparou uma série de cursos e oficinas voltadas especialmente para jovens e adultos interessados por cultura e literatura. Destaque para Feira de troca de livros e discos, que acontece 16 de julho, domingo, às 14h00, e o curso A criação literária por meio das formas poéticas, que explora a poesia experimental e as performances poéticas às terças, 19h, entre 4 e 25 de julho. A programação é gratuita e as inscrições são feitas na recepção do Museu-casa.

Veja abaixo a descrição completa de todas as atividades:

♥ Curso | A Criação Literária Por Meio Das Formas Poéticas | 04 a 25/07, terças, às 19h - Com Maria Vitória Laurindo Siviero
Os encontros exploram os avanços das poesias Experimental, Concreta e Performática, as formas fixas (como soneto e haikai), a poesia coloquial ritmada e a poesia beat para instrumentalizar amantes de poesia na arte da récita e da composição do verso. O foco será performance poética e introdução às técnicas de impostação de voz, respiração e consciência corporal para produção de poesia performática.

♥ Oficina | Que Prosa é essa? | 04 a 06/7, terça a quinta, às 19h - Com Reynaldo Damazio
Oficina de criação de breves narrativas a partir da leitura de autores contemporâneos que exploramperspectivas inovadoras de ficção, como David Foster Wallace, Clarice Lispector, Julio Ramón Ribeyro e Alejandra Pizarnik.

♥ Oficina | Poesia concreta de tuas esquinas | 09/07, domingo, às 15h - Com Núcleo Educativo da Casa das Rosas
A oficina estabelece diálogos entre elementos da poesia concreta e produções de poetas, artistas pintores e músicos inspiradas na cidade de São Paulo e em suas construções e estruturas.

♥ Feira de troca de livros e discos | 16/7, domingo, às 14h
Na feira, os participantes podem renovar seus acervos pessoais e trocar experiências com outros interessados em literatura e música. O evento é exclusivamente de troca de livros e discos em bom estado. Vendas não são permitidas.

♥ Oficina | Leitura & Marginália | 16/07, domingo, às 15h - Com Núcleo Educativo da Casa das Rosas
No dia da Feira de troca de livros e discos, a atividade explora as marginálias – anotações de leituras feitas em livros usados – nas obras trocadas pelos participantes.

CASA DAS ROSAS
A Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta, na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo – Avenida Paulista – o espaço realiza intensa programação de atividades ratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais, entre outros.
O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade tais como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo. A Casa das Rosas é uma mansão em estilo clássico francês com trinta cômodos, e foi um presente do arquiteto para a sua filha.

A POIESIS
Organização Social de Cultura é uma organização não governamental que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO
Cursos e oficinas de férias de literatura contemporânea para jovens e adultos 

04 a 25/07 | Inscrições gratuitas na recepção da instituição. 
Vagas limitadas.
Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – próximo à estação Brigadeiro do metrô.
Funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 10h às 18h.
Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados).

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.