Resenha: Por Lugares Incríveis

quinta-feira, março 10, 2016

Dois jovens prestes a escolher a morte despertam um no outro a vontade de viver.
Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.
Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet. Um ajuda o outro a sair dali. Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.


Ano: 2015 / Páginas: 336
Autora: Jennifer Niven
Idioma: português 
Editora: Seguinte


O livro nos mostra dois pontos de vista diferentes, Finch e Violet.
Finch leva o rótulo de aberração do colégio. Faz o que quer, quando quer, sem se importar com que possam dizer, (ele já tem uma fama mesmo, então porque se intimidar). No decorrer do livro, vemos que existe mais do que aquela armadura de durão. Ele é sensível e incompreendido, cheio de pensamentos que envolve a vida e a morte. É impossível não se encantar por ele.
Violet também está no ultimo ano do ensino médio. Era uma garota normal, com planos e sonhos, amigos e pais participativos, até que sua vida vira de cabeça para baixo com o acidente da irmã, ela ergueu um muro ao seu redor. Foram meses difíceis, até Finch aparecer e bagunçar sua mente, fazendo com que redescobrisse a vida.
Depois do encontro deles na torre do sino da escola, Finch escolhe Violet para fazer sua dupla no trabalho de geografia, ela tenta ir contra, mas acaba cedendo. Finch faz um mapa com os lugares onde eles devem visitar. E eles fazem um acordo onde devem deixar alguma coisa para traz, para marcar o lugar em que estiveram.
Os dois desenvolvem uma grande amizade, que logo se transforma em algo mais. Não é aquele romance nhenhenhe, pelo contrário, é bonito de acompanhar e ver o quanto os personagens crescem, o quanto um transformou a vida do outro.
É possível sentir todos os sentimentos que envolvem os personagens, toda a angustia, toda a solidão, todo o julgamento e todo o afeto. Vemos a importância que a família e os amigos tem em nossa vida, afinal, é impossível vivermos sozinhos e isolados.
Tive muita apreço pela Violet, que mesmo depois de outra perda, conseguiu se manter firme e levar adiante seus objetivos. Continuou as andanças que estavam traçadas no mapa e pode capitar mais um pouco do Finch.
Tive raiva dos pais dele (Finch), que demoram para notar o problema do filho, até ser tarde de mais. E mesmo depois, se recusavam a admitir o acontecido.

O livro trata de assuntos sérios, como depressão, suicídio, abandono familiar e morte. Um alerta de que precisamos falar sobre nossos problemas, sobre como nos sentimos. É um aviso, dizendo que a pessoa que esta ao seu lado também tem problemas, e que precisa de ajuda. As vezes parece que esta tudo bem, mas muitas vezes não passa de uma máscara que a pessoa usa para disfarçar. Um sorriso esconde muitas coisas, principalmente a dor.
Apesar de serem temas fortes, a autora soube inseri-los com maestria.
Por Lugares Incríveis é uma leitura leve, nos faz rir em determinados momentos, nos faz refletir e também nos faz chorar. Talvez seu final não agrade a todos, mas isso nos mostra que nem tudo é rosas, muitos espinhos estão no caminho e nem sempre é fácil arrancá-los.

Lembre-se:

"... só o agora é garantido."

EXTRAS

Ahhh... a notícia já é um pouco antiga, mas pra quem ainda não sabe o livro irá virar filme. Isso mesmo!
Se você se emocionou com a Hazel e o Gus, tenho certeza que também irão se apaixonar com a Violet e o Finch.
Inclusive já temos um nome confirmado, Elle Fanning irá interpretar a Violet, ainda não temos a confirmação do restante do elenco, nem previsão de lançamento.
Só nos resta aguardar.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.