Aplicativo Machado de Assis

quinta-feira, outubro 02, 2014
 Você já reparou nos olhos dela? São assim de cigana oblíqua e dissimulada...
Dom Casmurro

Foi na rua Riachuello, na Lapa, onde a história de Bentinho e Capitu se passou e na rua do Ouvidor, onde Brás Cubas reencontrou sua antiga paixão.
Machado de Assis pontua várias referências de endereços em seus livros, e foi por isso que o projeto Rio de Machado listou mais de 50 endereços que o autor cita em suas obras, além de outros associados a vida do autor.

Brazil Wonders | via Tumblr
“Pode-se acessá-lo e descobrir que a região por onde se está passando foi decisiva na história de algum de seus personagens” 
A idéia de um aplicativo para relacionar obras aos endereços não é novidade, já que o autor Charles Dickens (David Copperfield e Oliver Twist) ganhou o seu próprio a algum tempo atrás, com quatro percursos pela cidade de Londres, vinculados com os personagens dos livros do autor.
Baseando-se no já existente e aproveitando o projeto, Daniele Name e Gabriela Dias criaram o aplicativo e fizeram um mapa onde aparece contextualizando todos os locais citados nas obras de Machado, como Cinelândia (Quincas Borba), Igreja do Candelário (Dom Casmurro), dentre outros lugares marcantes.

O aplicativo foi lançado ontem (01) para tablets e celulares; e é gratuito.




Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.